Title: | Quem conta um conto...: a narração de histórias na escola e suas implicações pedagógicas |
Author: | Bello, Sergio Carneiro |
Abstract: |
Esta dissertação procura fundamentar teoricamente a prática da narração de histórias na escola. Apóia-se em um estudo bibliográfico, a partir do dialogismo de Bakhtin, e em depoimentos de outros seis educadores que se utilizam desta prática. Busca-se estabelecer relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita, e suas implicações nos processos de letramento. Ao mesmo tempo, propõe-se uma reflexão acerca de aspectos conceituais da narrativa, da imaginação e da performance na elaboração artística com a narração oral, chegando a conclusões que fundamentam a narração de histórias enquanto trabalho pedagógico. This dissertation seeks to provide support to the practice of storytelling in school, as an educational resource. It is based upon a bibliographical study an on interviews with teachers who practice storytelling. It is specially intended to establish relations between oral and written language, and its implications on literacy processes. It is also intended to reflect upon some conceptual aspects of narrative, imagination and performance. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2004 |
URI: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87352 |
Date: | 2012-10-21 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
269683.pdf | 692.4Kb |
![]() |