Quem conta um conto...: a narração de histórias na escola e suas implicações pedagógicas

DSpace Repository

A- A A+

Quem conta um conto...: a narração de histórias na escola e suas implicações pedagógicas

Show full item record

Title: Quem conta um conto...: a narração de histórias na escola e suas implicações pedagógicas
Author: Bello, Sergio Carneiro
Abstract: Esta dissertação procura fundamentar teoricamente a prática da narração de histórias na escola. Apóia-se em um estudo bibliográfico, a partir do dialogismo de Bakhtin, e em depoimentos de outros seis educadores que se utilizam desta prática. Busca-se estabelecer relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita, e suas implicações nos processos de letramento. Ao mesmo tempo, propõe-se uma reflexão acerca de aspectos conceituais da narrativa, da imaginação e da performance na elaboração artística com a narração oral, chegando a conclusões que fundamentam a narração de histórias enquanto trabalho pedagógico.This dissertation seeks to provide support to the practice of storytelling in school, as an educational resource. It is based upon a bibliographical study an on interviews with teachers who practice storytelling. It is specially intended to establish relations between oral and written language, and its implications on literacy processes. It is also intended to reflect upon some conceptual aspects of narrative, imagination and performance.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2004
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87352
Date: 2012-10-21


Files in this item

Files Size Format View
269683.pdf 692.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar