Abstract:
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O atual estágio histórico impõe desafios cada vez maiores à gestão empresarial. Novas tecnologias que levam a novos hábitos de consumo, novos valores e perspectivas diferentes para situações cada vez menos estáveis e previsíveis, induzem a repensar velhas práticas consagradas em muitos dos campos do conhecimento. Na chamada Sociedade do Conhecimento, novas métricas são necessárias para a mensuração de ativos relevantes para as organizações do conhecimento, os ativos intangíveis, não evidenciados pelas técnicas contábeis e gerenciais convencionais. Neste trabalho, diversas abordagens sobre a formação de indicadores de ativos intangíveis de diversos autores foram consideradas. Também foi utilizada uma proposta metodológica de avaliação destes indicadores, aplicada a uma empresa e validada sua aplicação. As percepções dos stakeholders, separados em grupos, e as inter-relações das percepções foram consideradas e avaliadas. Ou seja, propostas de indicadores foram levantadas e, por meio de metodologias específicas estas foram selecionadas e validadas pela empresa pesquisada como métricas de agregação de valor por parte de seus ativos intangíveis. Ficou demonstrado que é possível identificar as convergências e também as divergências de percepções por parte dos grupos em relação aos indicadores que agregam valor. Uma lista de indicadores aplicáveis ás características da empresa e de caráter relevante foi obtida a partir dos resultados da pesquisa. |