Abstract:
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Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar os resultados da experimentação realizada em uma ferramenta educacional chamada Desenho Geométrico Virtual, que é um ambiente hipermídia voltado ao ensino-aprendizagem do desenho geométrico. Neste ambiente, o aprendiz poderá interagir com problemas propostos, assimilando conceitos e tendo como ponto de partida objetos retirados do seu cotidiano. O software aborda conteúdos de forma diferenciada dos livros didáticos, buscando um aprendizado mais dinâmico e prazeroso, enriquecido com uso das novas tecnologias. Essa pesquisa se apóia na metodologia advinda da Engenharia Didática onde o processo de experimentação é subdividido em quatro fases: análises preliminares; concepção e análises a priori; experimentação propriamente dita; análises a posteriori e validação. Esta metodologia torna o trabalho didático comparável àquele de um engenheiro que, para realizar um projeto preciso, apóia-se em conhecimentos científicos de seu campo, aceitando submeter-se a controles específicos. Através da Engenharia Didática trabalha-se com objetos bem mais complexos que aqueles purificados da ciência, já que conjecturas relativas ao comportamento humano são verificadas pela observação e experimentação. A análise das informações coletadas através da experimentação será o tema central desta dissertação. Busca-se evidenciar aspectos do software, sejam eles positivos ou negativos, que merecem uma atenção especial ou uma possível reestruturação. |