Extração do óleo essencial de patchouli Pogostemon cablin (Blanco) Benth utilizando dióxido de carbono supercrítico

DSpace Repository

A- A A+

Extração do óleo essencial de patchouli Pogostemon cablin (Blanco) Benth utilizando dióxido de carbono supercrítico

Show full item record

Title: Extração do óleo essencial de patchouli Pogostemon cablin (Blanco) Benth utilizando dióxido de carbono supercrítico
Author: Donelian, Adriana
Abstract: O óleo essencial de patchouli é um importante insumo para as indústrias de perfume e cosméticos, além disto é utilizado como um aditivo natural em conjunto com aromas em alimentos. Patchoulol e a-patchouleno são os principais componentes do óleo essencial de patchouli, sendo suas concentrações diretamente proporcionais a qualidade do óleo. Atualmente, o método mais utilizado para a obtenção do óleo essencial de patchouli é através da destilação por arraste a vapor, porém esta causa a degradação térmica de alguns componentes do óleo. No presente trabalho o óleo essencial de patchouli foi extraído com dióxido de carbono supercrítico a diferentes condições de pressão (74 bar a 140 bar) e temperatura (32°C a 50°C) e através de destilação por arraste a vapor, afim de comparar os métodos de extração. Foi demonstrado que a extração com dióxido de carbono (CO2) supercrítico a 140 bar e 32°C forneceu um rendimento de 5,14% enquanto que a destilação por arraste a vapor forneceu um rendimento de 1,50%. Além disso, as maiores concentrações de patchoulol obtidas nas extrações supercríticas (31,39% e 32,23%) também foram maiores que a obtida por destilação por arraste a vapor (19,4%). Portanto, a extração com CO2 supercrítico promoveu um maior rendimento e um óleo essencial de patchouli de melhor qualidade em relação ao método da destilação por arraste a vapor. Os experimentos realizados tiveram como objetivo investigar a influência de diferentes parâmetros do processo no rendimento e na qualidade do óleo essencial para determinar a condição ótima de extração com CO2 supercrítico em relação ao rendimento e qualidade do óleo essencial de patchouli. Dentro da faixa de pressão e temperatura estudadas, a melhor condição de extração supercrítica obtida foi de 100 bar e 32°C, pois são as menores pressão e temperatura em que se obtêm o maior rendimento e um óleo essencial de patchouli de maior qualidade.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87297
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
212332.pdf 18.24Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar