Otimização da macrogeometria e avaliação da resistência à torção de parafusos de osso cortical bovino desproteinizado

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Otimização da macrogeometria e avaliação da resistência à torção de parafusos de osso cortical bovino desproteinizado

Mostrar registro completo

Título: Otimização da macrogeometria e avaliação da resistência à torção de parafusos de osso cortical bovino desproteinizado
Autor: Oliveira, Octavio Magnani Ramos de
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor uma macrogeometria alternativa bem como realizar a avaliação da resistência à torção de parafuso fabricado de osso cortical bovino desproteinizado, para futuro uso clínico, em substituição de enxertos ósseos. Estes parafusos tiveram como referência as dimensões (diâmetro e comprimento) dos implantes bucais do tipo Osseotite NT MicroMini de 3,25mm x 8,5mm da marca 3i. Foram confeccionados com as seguintes dimensões: área da cabeça de 4,0mm x 4,0mm; comprimento da cabeça de 5,0mm e de rosca cônica trapezoidal de 5,0mm, possuindo diâmetro de 3,0mm no maior e 2,0mm no menor. Foi analisado um lote de 12 parafusos cônicos quanto a resistência à torção com o uso de torquímetro, objetivando avaliar sua resistência à fratura. Os resultados do aplicativo deste material e desta geometria cônica, mostraram-se adequados e práticos, atingindo as expectativas iniciais dos pesquisadores quanto ao uso clínico do referido tipo de implante.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87269
Data: 2004


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
210534.pdf 20.99Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar