Otimização da macrogeometria e avaliação da resistência à torção de parafusos de osso cortical bovino desproteinizado

DSpace Repository

A- A A+

Otimização da macrogeometria e avaliação da resistência à torção de parafusos de osso cortical bovino desproteinizado

Show full item record

Title: Otimização da macrogeometria e avaliação da resistência à torção de parafusos de osso cortical bovino desproteinizado
Author: Oliveira, Octavio Magnani Ramos de
Abstract: O objetivo deste trabalho é propor uma macrogeometria alternativa bem como realizar a avaliação da resistência à torção de parafuso fabricado de osso cortical bovino desproteinizado, para futuro uso clínico, em substituição de enxertos ósseos. Estes parafusos tiveram como referência as dimensões (diâmetro e comprimento) dos implantes bucais do tipo Osseotite NT MicroMini de 3,25mm x 8,5mm da marca 3i. Foram confeccionados com as seguintes dimensões: área da cabeça de 4,0mm x 4,0mm; comprimento da cabeça de 5,0mm e de rosca cônica trapezoidal de 5,0mm, possuindo diâmetro de 3,0mm no maior e 2,0mm no menor. Foi analisado um lote de 12 parafusos cônicos quanto a resistência à torção com o uso de torquímetro, objetivando avaliar sua resistência à fratura. Os resultados do aplicativo deste material e desta geometria cônica, mostraram-se adequados e práticos, atingindo as expectativas iniciais dos pesquisadores quanto ao uso clínico do referido tipo de implante.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87269
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
210534.pdf 20.99Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar