Abstract:
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Problema e Justificativa. Diante da preocupação das empresas com a sobrevivência, elas vêem-se forçadas a desenvolver novas tecnologias e produtos. A partir daí, percebe-se a carência de métodos sistematizados para o desenvolvimento de produtos na indústria alimentícia que tem um mercado muito dinâmico. O aumento da velocidade e dinamismo do processo inovador exige que elementos de gestão do processo de desenvolvimento de produtos e uso de tecnologias sejam incorporados à rotina administrativa. Assim, torna-se necessária à utilização de metodologias e técnicas capazes de proporcionar tais atributos. Objetivo. Propor um método para o desenvolvimento de produtos alimentícios e aplicá-lo em uma indústria avícola. Fundamentação Teórica. Aborda diversos fatores relacionados ao tema, são eles: o mercado e o desenvolvimento de produtos na indústria alimentícia no Brasil, o processo de desenvolvimento de produtos, segurança alimentar, abordagens de estudos do desenvolvimento de produto, categorias de novos produtos, estratégias, metas e metodologias para o desenvolvimento de produtos e ciclo de vida. Método. O trabalho foi realizado em três etapas: definição da empresa alimentícia do setor avícola, proposta do método para o desenvolvimento de produtos alimentícios e aplicação do método para dois novos produtos (estudos de caso). Aplicação, Resultados e Discussão. O método proposto está descrito para dois casos: cortes temperados e cortes exportação. Como resultados da aplicação, verificamos produtos desenvolvidos sob orientação do mercado, com forte comprometimento das áreas e padronização da forma de desenvolvimento, reduzindo erros e enganos durante esse processo. Conclusão. O método proposto sistematizou as etapas que um produto precisa para ser desenvolvido, reduzindo o tempo de desenvolvimento, organizando as atividades do processo, definindo as responsabilidades das áreas, promovendo participação dos envolvidos e conseqüentemente, melhorando as chances de sucesso do novo produto e reduzindo as margens de erro dos atributos dos novos produtos. |