Abstract:
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Em uma peça de design gráfico, elementos visuais integrados em uma superfície são postos a significar em conjunto, articulados pelo projeto gráfico que dá sentido às combinações e materializa uma mensagem visual. Longe de ser redutível a suas imagens, tipografias, superfícies materiais, uma mensagem visual é uma entidade surgida do encontro de idéias, prefigurações e hábitos compositivos, repleta de conteúdos e significados; mesmo respondendo a objetivos e funções predeterminadas, é suscetível de ser lida sob diversos prismas, de significar e ressignificar em cada contexto no qual esteja inserida, imersa em redes incessantes de produção de sentidos. O estudo realizado nesta tese procurou ultrapassar os limites do domínio formal e instrumental e vislumbrar no design gráfico a possibilidade de interações e diálogos, pela perspectiva de estudos em comunicação. Para tanto, buscou captar conteúdos e significados refletidos em mensagens visuais veiculadas em mídia impressa e digital, tendo como fios condutores a ergonomia cognitiva e a inserção do design gráfico no processo comunicacional. Neste trabalho de tese, foi proposto e desenvolvido um modelo comunicacional adaptado ao design gráfico. O modelo direcionou a escolha dos métodos e técnicas de análise de mensagens visuais - utilizados no presente estudo com a participação de uma turma de alunos de design gráfico - e orientou a posterior análise dos dados obtidos. Para que as verbalizações emitidas durante a aplicação da pesquisa junto aos alunos da amostra participante pudesse ser visualizada e organizada foram utilizados mapas cognitivos e matrizes de relação de conteúdos, realizados a partir de estudos em ergonomia cognitiva. |