Um modelo de avaliação da atratividade para a terceirização da gestão administrativa sob o ponto de vista da empresa terceirizada

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Um modelo de avaliação da atratividade para a terceirização da gestão administrativa sob o ponto de vista da empresa terceirizada

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Título: Um modelo de avaliação da atratividade para a terceirização da gestão administrativa sob o ponto de vista da empresa terceirizada
Autor: Vasconcelos, Margareth Fleury Teixeira de
Resumo: A gestão administrativa tem sido, na maioria das vezes, terceirizada sem que a empresa contratada para realizar a terceirização avalie se a prestação deste serviço é atrativa para ela. O presente trabalho propõe elaborar um modelo que avalie esta atratividade. A avaliação, através do modelo proposto, permite uma análise sistêmica em substituição a análise empírica que usualmente ocorre. Para a elaboração do modelo foram abordados conceitos inerentes a uma estratégia de gestão da qualidade, conceitos de terceirização, serviços, ciclo de produto, marca e benchmarking. Além destes conceitos, o estudo contempla, de forma sistêmica, abordagens técnicas necessárias para a gestão de negócios. O modelo proposto classifica o grau de atratividade, em intervalos. Este grau mede o quanto é interessante para a empresa especializada em gestão administrativa propor a terceirização deste serviço a uma determinada organização. O modelo foi aplicado em empreendimentos da indústria de shopping centers, da indústria hoteleira e em centros comerciais. A avaliação da atratividade é realizada para um determinado momento. Esta avaliação não significa que o resultado seja definitivo. O resultado reflete apenas a capacidade, no momento, que a gestão administrativa terceirizada realizada em uma determinada empresa poderá proporcionar em termos de melhoria contínua aos processos administrativos, e conseqüentemente gerar vantagem competitiva à empresa que propõe prestar o serviço de terceirização da gestão administrativa. Management has been outsourced, most times, without the company hired to do it evaluating if this service is advantageous for it. The aim of this paper is to create a model, with a specific methodology, to assess this attractiveness. Assessment done through this model allows a systematic analysis, instead of the empirical analysis that usually takes place. Concepts inherent to strategy of quality management, concepts of outsourcing, services, product cycle, brand and benchmarking have been used to create the model. Besides these concepts, this work also observes technical approaches necessary to the business management systematically. The proposed model classifies the degree of attractiveness in intervals. This degree gauges how interesting it is for the company specialized in management to propose the outsourcing of this service to a certain organization. The model has been applied to ventures in the shopping center and hotel industry. The assessment of attractiveness is carried out for a certain moment. This assessment does not mean that the result is a definitive analysis. The result reflects only the capacity that the outsourced management done in a certain company will probably provide in terms of continuous improvement of the administrative processes at that specific moment and, consequently, generates competitive advantage to the company that offers the outsourcing of management services.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87146
Data: 2004


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