Abstract:
|
Este trabalho propõe um modelo conceitual de verificação do alinhamento entre as estratégias de negócios, de TI e de comércio eletrônico, por meio do perfil do site web de determinada organização. A justificativa para o desenvolvimento do referido modelo está na defesa, presente na literatura, de que o alinhamento estratégico entre as três dimensões consideradas constitui-se em um dos fatores primordiais que contribuem para a performance satisfatória de uma iniciativa de comércio eletrônico. O trabalho inicia-se com a fundamentação teórica, contextualizando a contribuição do conceito de desenvolvimento e alinhamento estratégico entre os negócios, a TI e o comércio eletrônico. Para cada uma dessas dimensões estratégicas, discorre-se sobre seus principais conceitos, sua evolução e contribuição para o ambiente organizacional. Apresentam-se a tipologia das organizações e a classificação dos sites web de comércio eletrônico, como base para o desenvolvimento do modelo proposto. O modelo considera que há uma relação entre a tipologia das organizações e a classificação dos sites web de comércio eletrônico e que, a partir da definição dos componentes e funções presentes no site web, pode-se verificar se há adequação deste à tipologia da organização e, por conseguinte, o alinhamento entre as três dimensões estratégicas consideradas. Após a aplicação do modelo proposto, concluiu-se que o alinhamento estratégico entre negócio, TI e comércio eletrônico pode ser verificado por meio do perfil geral do site web da organização. |