A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações

DSpace Repository

A- A A+

A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações

Show full item record

Title: A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações
Author: Martins, Rosane Fonseca de Freitas
Abstract: Esta tese tem por objetivo apresentar o design como uma estratégia para organizações que buscam a inovação e diferenciação, em meio a inúmeras ações de competitividade, num modelo de Gestão de Design integrado a uma estrutura organizacional que visa uma percepção positiva da imagem da empresa pelo público. Para a obtenção do modelo, foi necessária uma fundamentação teórica sobre a gestão em organizações, que possibilitou uma visão do processo administrativo e estruturas organizacionais; do design, caracterizando suas atividades, aplicações e mutações da demanda, que passa de uma abordagem econômica a uma abordagem gerencial estratégica; e, finalmente, as ligações de convergência entre as duas áreas. O trabalho partiu do pressuposto de que o Design, incorporado na estrutura organizacional de uma empresa por meio da Gestão de Design e integrado com as demais unidades de negócios, fortalece seus objetivos e suas estratégias de vantagem competitiva, assim como a imagem percebida pelo público. Este pressuposto visou o esclarecimento da questão central, que é: como a Gestão de Design pode ser implementada em organizações para se tornar uma estratégia competitiva, ou como o design pode ser utilizado para ser uma estratégia. O estudo permitiu compreender diversas estratégias utilizadas pelas organizações e entre elas o design, ainda pouco utilizado como ferramenta competitiva; bem como sua forma de utilização pelas empresas: a) na percepção da imagem corporativa; b) no processo produtivo; c) nas questões sociais; d) na exportação; e) na tecnologia. Pode, ainda, ser utilizado na implantação de programas de qualidade e estratégias de inovação, sendo uma das chaves para a interação de qualquer natureza de interface com o beneficiário da oferta. O modelo é uma ferramenta de Gestão de Design que demonstra os resultados da integração do design com outras unidades organizacionais, descreve seu papel e contribui para uma visualização efetiva e prática do seu aproveitamento pelos empresários em uma estrutura organizacional.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87100
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
208973.pdf 2.005Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar