Proposta de modelo de gestão por atividades para universidades públicas brasileiras

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Title: Proposta de modelo de gestão por atividades para universidades públicas brasileiras
Author: Rosa, Paulo Moreira da
Abstract: O objetivo desta pesquisa é desenvolver e validar uma proposta de modelo de gestão por atividades para universidades públicas brasileiras, que contribua para a sua eficiência na aplicação dos recursos públicos destinados ao ensino, à pesquisa e à extensão, garantindo sua eficácia social e a preservação de seu caráter institucional. Para isso fez-se uma análise da universidade desde o nascimento das primeiras universidades na Europa, na América Latina e no Brasil. Analisaram-se as características do atual modelo de gestão, bem como a raiz dos problemas atuais. A proposta de modelo é desenvolvida a partir dos conceitos da gestão por atividades - ABM (activity based management), em que se evidenciam: a missão, crenças e valores. Abrange o processo de gestão e suas fases: planejamento estratégico, planejamento operacional, execução e controle; o sistema de informação, que contempla as informações internas e externas, a avaliação de desempenho na busca da melhoria contínua; o processo decisório e a estrutura organizacional, na qual os recursos são alocados aos processos e às atividades, e não aos tradicionais centros de custos. A validação da proposta de modelo na Universidade Estadual de Maringá mostra que a gestão por atividades respeita os princípios, os valores e a cultura predominantes nessas instituições; dinamiza o processo de gestão com instrumentos de planejamento, execução e controle para avaliar o desempenho e a eficiência dos processos e das atividades; melhora o sistema de informação, criando banco de dados mais detalhado com informações confiáveis e oportunas; deixa o processo decisório mais rápido e seguro; conduz à racionalização da estrutura organizacional, tornando-a mais leve e flexível. Nesse sentido a proposta de modelo conduz ao conhecimento das peculiaridades de cada processo e das atividades primárias e secundárias; detecta a razão de sua existência e permite saber quais delas realmente contribuem com o ensino, a pesquisa e a extensão e quais podem ser reduzidas ou eliminadas.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87051
Date: 2004


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