Abstract:
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Este trabalho se insere no campo de pesquisa sobre como compreender as organizações para aproveitar melhor as suas capacidades estratégicas. A gestão estratégica de conhecimento envolve-se com o saber utilizar a inteligência organizacional de forma a melhorar o desempenho e desenvolver novas oportunidades de negócios. Esta pesquisa se propõe a identificar a relação entre inteligência e estratégia, a partir das representações do contexto cognitivo e do processo de criar e transferir conhecimento organizacional. A identificação das barreiras cognitivas existentes significa uma proposta para compreender as organizações quanto à análise de suas capacidades estratégicas. Como conseqüência, este estudo apresenta uma nova concepção para elaborar diagnóstico organizacional no sentido de promover ativos cognitivos. A metodologia de pesquisa empregada utiliza a abordagem qualitativa através de estudos de casos conduzidos através de estratégia exploratória de investigação. A análise da aplicação da pesquisa sugere, principalmente, um grande valor dedicado ao contexto para a aplicação da estratégia de conhecimento, e o exercício da autonomia e atividades informais para compartilhar e procurar o conhecimento desejado. A identificação das maiores barreiras cognitivas relativas a armazenar e distribuir conhecimento agiu como apoio para tomada de decisões estratégicas a fim de promover as capacidades cognitivas da organização. |