Abstract:
|
O consumidor tem sido apontado como o elemento chave na promoção da agricultura orgânica. Conhecê-lo tornou-se uma tarefa importante e é com ela que esse trabalho buscou contribuir, enfocando uma experiência no Sul do Brasil. Embora a questão do consumidor, no que se refere à agricultura e ao meio ambiente, ainda seja pouco estudada no país, os raros dados existentes indicam estar havendo um aumento da consciência em relação à importância do consumo de produtos "limpos". No que se refere aos produtos orgânicos, essa tendência se confirma, apontando para uma inclinação crescente à agricultura orgânica por parte dos cidadãos, que se dizem, inclusive, dispostos a pagar mais caro pelos produto dela oriundos. Todas essas pesquisas, no entanto, ao inquirir o consumidor, limitam-se a considerar o seu discurso, não dando informações sobre sua efetiva prática de consumo. Sabe-se, contudo, que é através do ato da compra de alimentos orgânicos que o consumidor se torna, de fato, propulsor do aumento de produção e, consequentemente, do aumento da área e do número de agricultores dedicados à agricultura orgânica. Este trabalho parte da hipótese de que existe uma distância entre o discurso e a prática desse consumidor. Buscou-se, através de um estudo de caso, observar essa distância, discutindo a possível defasagem entre três momentos : o reconhecimento da importância de consumir produtos orgânicos, a disposição de pagar mais caro por eles e o ato efetivo da compra. Trabalhou-se com consumidores de um sistema de cestas contendo produtos orgânicos oriundos da Associação dos agricultores ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco) e entregues em domicílio, no Bairro do Campeche, em Florianópolis. Através da análise do histórico de consumo dos seus 150 clientes durante o tempo de existência da experiência (3 anos) e dos depoimentos obtidos a partir de entrevista aberta realizada com uma amostra de 31 consumidores, procurou-se levantar as razões que os levam a consumir esse tipo de produto, as que os impedem de fazê-lo, assim como aquelas que os fazem desistir depois de terem começado. O estudo indicou uma atitude positiva dos consumidores de cestas em relação aos produtos orgânicos, muito associada às preocupações com a saúde. Fica difícil, no entanto, estabelecer uma relação direta entre essas preocupações com a saúde e os alimentos e o fato de comprar produtos orgânicos. Outros fatores parecem influenciar essa dinâmica, reforçando a idéia de que o consumo de alimentos é complexo e multifacetado. |