Abstract:
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O presente trabalho descreve e analisa o processo de adaptação estratégica das Empresas Eliane, cujo negócio central é a produção de revestimentos cerâmicos. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso utilizando as três dimensões estratégicas - contexto, conteúdo e processo - de acordo com a metodologia de Pettigrew (1985). A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, de natureza descritiva e exploratória. A metodologia da pesquisa direta de Mintzberg e McHugh (1985) foi utilizada para a descrição histórica das quatro décadas de existência da empresa, desde sua fundação em 1959 até o ano de 2000, tendo como base dados coletados de documentos e entrevistas. Os eventos críticos foram identificados no continuum histórico da empresa e suas estratégias analisadas quanto ao seu caráter adaptativo (HREBINIACK e JOYCE,1985) sob duas óticas: a Teoria Institucional (SELSNICK, 1972; SCOTT, 1995; DIMAGGIO e POWELL, 1983) e a Visão Baseada em Recursos - RBV (SELSNICK, 1957; PENROSE, 1959; BARNEY, 1991; PETERAF, 1993). A forma isomórfica mais adotada pela Eliane em todo o período histórico foi a mimética, devido à interdependência de produto e de processo existente em seu setor produtivo. Por ser uma indústria de transformação, o potencial de valor foi a característica mais procurada em recursos obtidos pela Eliane durante toda a história. Conclui-se que, mesmo sendo estas duas óticas supostamente antagônicas, podem ser utilizadas conjuntamente e complementarmente na análise de adaptação estratégica. |