Adaptação estratégica no setor elétrico brasileiro: o caso da unidade regional de produção e comercialização de Tucuruí (Eletronorte)

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Adaptação estratégica no setor elétrico brasileiro: o caso da unidade regional de produção e comercialização de Tucuruí (Eletronorte)

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Título: Adaptação estratégica no setor elétrico brasileiro: o caso da unidade regional de produção e comercialização de Tucuruí (Eletronorte)
Autor: Souza, Alfredo Luiz de
Resumo: Estudo de caso de natureza qualitativa. Identifica e descreve o processo de como se deu a adaptação estratégica da Unidade Regional de Produção e Comercialização de Tucuruí (CTC), uma superintendência das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte). Foi analisado o período compreendido desde o começo da operação comercial da Unidade em 1984 até o ano de 2001. A metodologia adotada para análise dos dados da pesquisa foi a direct research de Mintzberg. O estudo dos dados selecionados determinou a divisão do período total em quatro períodos de análise: de 1984 a 1988; de 1989 a 1995; 1996 a 1999; e 2000 a 2001. Como conclusão, verificou-se que no primeiro período analisado, o processo de adaptação estratégica foi determinado por mudanças de cunho político e econômico no setor elétrico e no país, caracterizando-se como uma fase de aprendizado e consolidação da liderança e dos processos. A partir de 1989, a liderança da CTC assume progressivamente a condução das mudanças necessárias, por vezes se antecipando a novos requisitos percebidos a partir do ambiente ou até mesmo, induzindo o aparecimento de novos requisitos no mercado regional. A adoção de: novas estratégias, ferramentas de gestão, investimento na contínua capacitação da liderança, e a cultura forte marcada por contínuas experiências de sucesso, foram fatores decisivos para a adaptação estratégica da Unidade ao ambiente. Study of case of qualitative nature. It identifies and it describes the process the strategic adaptation of the Regional Unit of Production and Commercialization of Tucuruí (CTC), a superintendency of the Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte). The period was analyzed understood from the beginning of the commercial operation of the Unit in 1984 to the year of 2001. The methodology adopted for analysis of the data of the research it was the direct research of Mintzberg. The study of the selected data determined the division of the total period in four analysis periods: from 1984 to 1988; from 1989 to 1995; 1996 to 1999; and 2000 to 2001. As conclusion, was verified that in the first analyzed period, the process of strategic adaptation was certain for changes of political and economical stamp in the electric sector and in the country, being characterized as a learning phase and consolidation of the leadership and of the processes. Starting from 1989, the leadership of CTC assumes the conduction of the necessary changes progressively, per times being early to new requirements noticed starting from the atmosphere or even, inducing the emergence of new requirements in the regional market. The adoption of: new strategies, administration tools, investment in the continuous training of the leadership, and the strong culture marked by continuous success experiences, they went decisive factors for the strategic adaptation from the Unit to the environments.
Descrição: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86792
Data: 2004


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