Abstract:
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Este estudo tem como objeto a dimensão regional do desenvolvimento e aborda a necessidade de visualização do turismo como atividade econômica sob a perspectiva da integração e fortalecimento dos elos que constituem sua cadeia produtiva. Analisa a necessidade da introdução no referencial técnico e metodológico do planejamento do desenvolvimento turístico e dos conceitos e práticas de agrupamentos (clusters). Foi baseado na teoria apresentada por Michael E. Porter (1999) sobre a vantagem competitiva obtida através da formação de clusters como fonte de inovação, melhoria da produtividade e formação de novos negócios e, também, no modelo teórico apresentado por Márcio Pires (2001) de que o desenvolvimento regional é baseado nos princípios sistêmico, endógeno e distintivo da competitividade. Busca apresentar a adequação das teorias propostas pelos autores como fator de maior potencialização e alavancagem do turismo de base local numa nova e dinâmica concepção de inovação e diversificação, fundamentadas na qualificação de produtos e serviços turísticos, buscando uma condição de excelência e eficácia na gestão do turismo e de sua maior competitividade. Entretanto, os ganhos competitivos não são imediatos, principalmente devido a heterogeneidade nas características e no desempenho econômico dos clusters turísticos e nas características da demanda turística, dificultando o estabelecimento de relações causais. As limitações relacionadas à autonomia local, à efetividade das políticas públicas, à governança são identificadas especialmente no estudo de caso realizado em São Lourenço. O estudo sugere que a formação e o fortalecimento de clusters turísticos podem contribuir para o desenvolvimento regional, devendo ser incentivado. |