Auditoria como uma ferramenta para atingir a melhoria contínua em construtoras

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Auditoria como uma ferramenta para atingir a melhoria contínua em construtoras

Mostrar registro completo

Título: Auditoria como uma ferramenta para atingir a melhoria contínua em construtoras
Autor: Araújo, Márcio Silva Viana
Resumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, revela como a auditoria de sistema de gestão pode colaborar no processo da melhoria contínua em construtoras. Para isto, foram entrevistados os principais agentes envolvidos no sistema: diretores e coordenadores da qualidade por parte das construtoras e auditores vinculados a um organismo certificador de sistema (OCS). Nas entrevistas, abordando os diretores e coordenadores da qualidade, buscou-se obter qual a opinião sobre: alguns conceitos relacionados à melhoria contínua; se o método empregado atualmente de auditar, dos auditores, agrega valor às construtoras e; como a relação entre construtoras e auditores pós-auditoria pode influenciar na melhoria contínua da empresa. Já nas entrevistas com os auditores buscou-se: captar as interpretações dos auditores de alguns conceitos relativos à melhoria contínua; identificar itens que facilitem o preparo da auditoria para fins da melhoria contínua da construtora; distinguir as características pertencentes ao processo de realização da auditoria que podem contribuir para a melhoria contínua da empresa, e; avaliar como o período pós-auditoria pode influenciar na estratégia das organizações. Foram cruzadas as informações provenientes dos diretores, coordenadores da qualidade e auditores, originando os resultados da pesquisa, que podem ser descritos, entre os principais: os diversos entendimentos sobre os conceitos de melhoria contínua entre os diretores e coordenadores da qualidade; a melhoria contínua do sistema de gestão das construtoras sendo avaliada nas auditorias por meio de resultados financeiros, do crescimento do grau de satisfação dos clientes, da situação da empresa em relação aos competidores do mercado (benchmarking), da adoção de métodos construtivos atendendo à questões ambientais, das soluções que minimizem a rotatividade dos trabalhadores da construção civil e do grau de satisfação dos funcionários das empresas, e que, na opinião dos empresários da construção, a auditoria contribuiria mais para a melhoria contínua da construtora se utilizasse um único auditor durante o mínimo de três ciclos de auditorias seguidos.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86708
Data: 2004


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
224525.pdf 795.2Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar