Abstract:
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As empresas vêm oferecendo cada vez mais alternativas para seus profissionais se capacitarem. Para tanto, percebe-se que os investimentos em programas educacionais corporativos estão aumentando significativamente. Porém, nem sempre os mesmos apresentam resultados compatíveis com as expectativas corporativas. Um dos pontos analisados para a explicação de tal problema é que existem diversos gestores que, ao realizar o processo de planejamento dos programas educacionais, acabam esquecendo de um fator primordial: a análise concreta e coerente da empresa. Por outro lado, um outro problema apresentado é que a oferta de tais programas nem sempre condiz com a realidade organizacional e profissional, o que tende a gerar resistências e posteriores incomodações quanto ao restante do processo. Nesse sentido, esse trabalho tem como intuito criar uma metodologia capaz de auxiliar o gestor para que possa oferecer programas educacionais corporativos, sejam eles presenciais ou a distância, certos de que as tecnologias escolhidas foram as mais adequadas para a ocasião. Para a realização deste trabalho, fez-se necessário realizar um profundo estudo bibliográfico sobre os assuntos treinamento e desenvolvimento, educação corporativa, universidades corporativas, assim como educação a distância para que fosse possível coletar informações destinadas a criação de uma proposta inovadora. Além disso, foram realizadas algumas conversas com vários gestores empresariais em Congressos Nacionais e Internacionais relacionados à área. Por fim, o trabalho em questão partiu de um estudo de caso em uma empresa reconhecida internacionalmente que atendesse os requesitos estipulados para o desenvolvimento do mesmo. Os resultados da pesquisa e a formulação da metodologia são apresentados nesse trabalho em forma textual com uma ampla discussão sobre o assunto, abordando o mesmo sob a ótica da Administração e da Engenharia de Produção. |