Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa

Mostrar registro completo

Título: Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa
Autor: Pelizzari, Adriana
Resumo: Esta dissertação retoma a teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, enfatizando a sua importância na aplicação da Pedagogia de Projetos. Apresenta uma proposta de trabalho para alunos do Ensino Fundamental do 3 e 4 ciclo, com base no trabalho com projetos. Este estudo decorre da percepção de que para que a aprendizagem ocorra, é necessário o estabelecimento de relação com o que o aluno já sabe, relacionando-se às experiências anteriores e vivências pessoais, permitindo a formulações de situações - problemas, constituindo-se em um desafio para os alunos. Esse olhar para o significado da aprendizagem decorre das mudanças na conjuntura mundial, a globalização da economia e da quantidade de informação, exigindo uma reflexão sobre o papel da escola na sociedade do conhecimento. Nesse contexto, a Pedagogia de Projetos se coloca, como uma postura relacionada à aprendizagem significativa. Contribuindo para à ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às múltiplas dimensões.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86537
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
256503.pdf 4.008Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar