Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa

DSpace Repository

A- A A+

Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa

Show full item record

Title: Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa
Author: Pelizzari, Adriana
Abstract: Esta dissertação retoma a teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, enfatizando a sua importância na aplicação da Pedagogia de Projetos. Apresenta uma proposta de trabalho para alunos do Ensino Fundamental do 3 e 4 ciclo, com base no trabalho com projetos. Este estudo decorre da percepção de que para que a aprendizagem ocorra, é necessário o estabelecimento de relação com o que o aluno já sabe, relacionando-se às experiências anteriores e vivências pessoais, permitindo a formulações de situações - problemas, constituindo-se em um desafio para os alunos. Esse olhar para o significado da aprendizagem decorre das mudanças na conjuntura mundial, a globalização da economia e da quantidade de informação, exigindo uma reflexão sobre o papel da escola na sociedade do conhecimento. Nesse contexto, a Pedagogia de Projetos se coloca, como uma postura relacionada à aprendizagem significativa. Contribuindo para à ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às múltiplas dimensões.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86537
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
256503.pdf 4.008Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar