Um estudo sobre o comportamento das empresas nos setores de confecções, supermercado e hospitais da cidade de Goiânia(Go) quanto à fixação e modificação do preço de seus produtos e serviços: [dissertação]

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Um estudo sobre o comportamento das empresas nos setores de confecções, supermercado e hospitais da cidade de Goiânia(Go) quanto à fixação e modificação do preço de seus produtos e serviços: [dissertação]

Mostrar registro completo

Título: Um estudo sobre o comportamento das empresas nos setores de confecções, supermercado e hospitais da cidade de Goiânia(Go) quanto à fixação e modificação do preço de seus produtos e serviços: [dissertação]
Autor: Dias, André Costa
Resumo: A necessidade de se conhecer todos os detalhes que envolvam a fixação e modificação dos preços, os custos pertinentes a operacionalização da empresa, bem como estar sempre atento sobre as oscilações existentes no mercado e as exigências e necessidades do consumidor. A fixação dos preços não era considerada como fator principal para a gestão empresarial. No entanto hoje detecta a necessidade de se conhecer mais profundamente estes mecanismos que nos dias atuais é de fundamental importância para a tomada de decisões. Acredita-se que as empresas são as mais carentes de suportes e subsídios em relação a formação do preço em virtude muitas vezes da pouca ou nenhuma capacidade técnica de seus dirigentes aliada a falta de um suporte e auxílio mais especializado nesta área. O presente trabalho aborda primeiramente todos os pontos que se julgam importantes analisar para que se possa fixar correta e conscientemente o preço venda dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado. Estes pontos abordados no presente trabalho referem-se a uma análise detalhada do mercado onde está localizada a empresa, bem como os fatores que integram a maneira de se modificar o preço, salientando-se o custo que é de extrema importância. Analisando-se posteriormente as estratégias de preços mais comuns utilizadas por empresas e concorrências na luta por um melhor posicionamento no mercado. Em virtude destas dificuldades encontradas nas empresas é que objetivou-se mostrar o comportamento das empresas em três setores: confecções, supermercados e hospitais, que atenta aos administradores de todas as informações necessárias, para uma análise e a alocação de cada item objetivando formar corretamente o preço de seus produtos ou serviços. It is necessary to know in detail the process of price formation, the costs involved in the operation of the company, and to consider the market oscillations and the needs of the consumer. Price formation was not considered a major issue in corporate management. Today, however, it has been detected the importance to know these mechanisms in depth to improve the decision ma king. It is believed that some companies are in want of help and support concerning price formation due to the little if any ability of their managers and the lack of specialized consulting. This work deals primarily with the aspects deemed as relevant to consider for the correct and straightforward formation of the sale price of products and services offered to the market .. These aspects concern a detailed analysis of the market the company is in , and the factors involved in the way it forms its prices as well, the cost s being the most important one; and, furthermore, the price strategies more commonly used by companies in their struggle win a better market share. Be cause of these difficulties often found in companies, it was intended to pr oppose a method usable by most managers to organize information in demand, t o analyze and to place each item in order to form properly the price of the given product or service. Finally, it is presented an application showing some situations that can be found in the everyday implementation of these proposals.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86485
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
225522.pdf 652.0Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar