Abstract:
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As grandes mudanças dos aspectos sociais, ocorridas mundialmente nos últimos anos, vêm influenciando novas aspirações e comportamentos das pessoas. A busca do saber como meio para alcançar objetivos pessoais e melhorar a qualidade de vida tem aumentado a demanda por cursos em nível superior, no Brasil e favorecido o crescimento das instituições de ensino superior (IES). No âmbito do estado tem ocorrido mudanças na legislação que regulamentam a educação superior, como a nova LDB de 1996 e a realização da 1a edição do Exame Nacional de Cursos (PROVÃO), ocorrida no mesmo ano. Estas medidas têm interferido nas IES, públicas e privadas, exigindo melhorias em sua gestão e maior eficácia em seus resultados. A proposta de mudanças no Exame Nacional de Cursos, publicadas neste ano de 2003, aponta para a obrigatoriedade das IES procederem avaliações internas de sua gestão. Daí a preocupação deste trabalho em propor um modelo para auto-avaliação recomendado para adoção pelas IES como instrumento de melhoria da qualidade. Este trabalho está fundamentado por autores e pesquisadores que abordam a gestão universitária em consonância com a legislação reguladora das IES. O modelo segue a recomendação de Brown (1995) e o nível de avaliação chamado pelo autor de "Avaliação Teórica". Adota os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), como ferramenta. Segue o manual "Primeiros Passos para a Excelência" da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, descritos em FPNQ (2003b), nos seus aspectos de enfoque e aplicação, como instrumento orientador dos fundamentos e aspectos de avaliação. No período de elaboração deste, surgiu a idéia e necessidade de sua aplicação prática, que foi desenvolvida junto à Faculdade União das Américas (Uniamérica), da cidade de Foz do Iguaçu. A avaliação realizada por dois grupos distintos, um formado pelos coordenadores de cursos e outro pelos alunos do 5o período do curso de administração. Estes trabalharam de forma paralela e independente. Os dados primários levantados geraram informações qualitativas e quantitativas, relativas aos itens avaliados definindo as respectivas pontuações e os "Pontos Fortes" e "Oportunidades de melhoria" da organização. No encerramento dos trabalhos foi realizada pesquisa de avaliação do modelo aplicado, junto aos participantes, com resultado favorável à sua aplicação em instituições de ensino superior. |