Abstract:
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Há muito tempo que o empreendedor, outrora denominado de mercador, viajante, capitalista de risco, agiota, etc, desequilibra o mercado com suas tomadas de decisão, por muitas vezes ousadas e, surpreendentemente, dignas de aplausos e reconhecimento. Tal personagem deixa suas marcas mesmo após sua morte e torna-se objeto de estudo para gerações seguintes. Em tempos modernos, em um mundo "on-line", cresce ainda mais a atenção e importância no estimulo ao empreendedorismo. Visando a obtenção de um número maior desse personagem vital em qualquer sociedade, esforços se tornam urgentes em fomentar a formação de empreendedores ao invés de aguardar, passivamente, que o mesmo apareça por si só, como acontecia no passado. Assim, neste trabalho de pesquisa é proposta e aplicada uma metodologia de avaliação da performance da educação para o empreendedorismo nos cursos de engenharia do estado de Santa Catarina, utilizando para isso, seus representantes legais, isto é, estudantes e egressos oriundos de uma das seis Instituições de Ensino Superior do referido estado, e seus respectivos cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Através da criação de um instrumento de avaliação de performance, poder-se-á, já nos bancos escolares, corrigir, redirecionar ações no sentido de fomentar, acelerar e multiplicar as probabilidades de formação de empreendedores, que por sua vez, irão colaborar, assim como fizeram seus antepassados, para o desenvolvimento social e econômico da região e do país. |