Abstract:
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Este trabalho apresenta a problemática da desqualificação dos webdesigners no mundo da WEB, tomando como premissa básica a comunicação realizada pelos sites via sua interface. Levanta-se os conhecimentos específicos necessários a criação de sites comunicativos e a relação que existe entre eles de interferência e contribuição no processo de organização da informação para definir a melhor diagramação dos elementos visuais e sonoros em sua interface. Neste processo é discutida uma maneira de relacionar os objetivos que o cliente (dono do site) do webdesigner pretende alcançar e as reais necessidades do usuários alvo, para que o site possa atender ambos. Para trabalhar com as variáveis levantadas, é sugerido uma metodologia diferenciada que trabalhe com a relação existente dos interesses distintos de clientes e usuários, priorizando sempre os conhecimentos específicos necessários ao processo de criação e desenvolvimento de sites comunicativos. Oferece-se na mesma, para webdesigners desqualificados no assunto, um suporte de tabelas de considerações técnicas com os conteúdos específicos levantados. O modelo metodológico proposto utiliza como base uma pesquisa feita "in loco" na disciplina de Comunicação no Ciberespaço no Massachusetts Institute of Technology - MIT. Realiza-se um estudo de caso para demostrar sua aplicabilidade, apresentando ao final as conclusões do trabalho proposto e recomendações futuras. O trabalho foi desenvolvido como requisito para o curso de doutorado em Engenharia de Produção, na área de Gestão do Design e do Produto, na Universidade Federal de Santa Catarina |