Abstract:
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Trata-se de uma dissertação de cunho teórico que busca analisar o papel do diálogo na aprendizagem organizacional, lacuna identificada a partir da revisão bibliográfica. A aprendizagem organizacional é entendida como um processo complexo de criação de conhecimento para o desenvolvimento de soluções às demandas com que as organizações se deparam. Essa aprendizagem inicia-se no plano individual e depende da interação entre os indivíduos e grupos, estendendo-se para a organização. Fatores organizacionais como os processos de trabalho e a cultura vão afetar a aprendizagem, contudo, o diálogo pode ter um papel preponderante no processo. O diálogo, enquanto forma de comunicação, está inserido na estrutura da linguagem que, ao possibilitar a reprodução simbólica da realidade, a expressão e comunicação do pensamento, a inserção do indivíduo na cultura bem como a socialização e interação entre seus membros, fornece bases para a aprendizagem. Contudo, o processo de aprendizagem não acontece linear e progressivamente: modelos mentais individuais e padrões de ação vigentes na cultura organizacional tanto podem facilitar quanto podem dificultar a aprendizagem organizacional. A presente dissertação busca compreender como a comunicação pelo diálogo pode contribuir para desvelar tais modelos e padrões e facilitar o processo de aprendizagem organizacional. O exame de alguns modelos de aprendizagem organizacional e de práticas de diálogo permite verificar que o diálogo pode ter um papel essencial na explicitação dos modelos mentais e dos pressupostos compartilhados, favorecendo a compreensão tanto das próprias posições quanto das diferenças sustentadas pelas outras pessoas, estabelecendo um campo comum, favorável à aprendizagem e à criação de inovações. |