Abstract:
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A área de serviços tem desafios singulares, diferente daqueles encontrados na área de manufatura, que tem sido o foco tradicional de pesquisa. É imperativo reconhecer que os serviços não são atividades periféricas, mas sim, parte integrante da sociedade. O setor de serviços não só facilita como possibilita as atividades de produção de bens, tanto do setor primário como secundário, possibilitando que às tecnologias de racionalização do trabalho e os empregos na indústria, no seu devido tempo, migrassem para o setor de serviços, ou seja, o que antes era somente aplicado na indústria passasse a ser utilizado nos serviços, optamos assim, pela linha de pesquisa de planejamento e controle da produção, sendo que neste cenário surgiu o pressuposto de aplicabilidade do conceito de capacidade finita e APS trazida da área de manufatura para a área de prestação de serviços.Esse trabalho apresenta aspectos conceituais de PCP, PMP, capacidade finita e APS, balanceamento e seqüenciamento, que posteriormente foi aplicado metodológicamente, através de um estudo de caso numa empresa prestadora de serviços financeiros.Os resultados obtidos foram o aumento de eficácia na gestão do negócio, devido às informações mais precisas e parametrizadas da capacidade de processamento do pedido de clientes, aumento da confiança das relações com clientes, sendo que esses reconhecem as mudanças visíveis de atendimento, dada a redução do tempo de atendimento de seus pedidos que caíram consideravelmente, em média, em 50% do tempo. |