Abstract:
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O objetivo da pesquisa foi investigar, através dos resultados obtidos com a aplicação de um método experimental, as manifestações expressas por grupos como resposta a exercícios denominados "atividades vivenciais", constituídos de músicas e consignas, a partir das quais são desencadeados movimentos, emoções ou outras expressões verbais e não verbais. Os resultados revelam que a participação nessas atividades pode proporcionar a construção de um novo sujeito em relação à fluência e flexibilidade para mudanças, facilitando a sensibilidade e abertura a novas experiências, desde que o controle por parte da liderança nas organizações que buscam tais resultados esteja coerente com conceitos sobre necessidades humanas, valores, ética e motivação. No estudo foram empregadas técnicas como revisão bibliográfica, aplicação de questionários, entrevistas e exercícios, além de observação e análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada com acadêmicos que, além de sua atuação em sala de aula, desenvolveram projetos junto a outras organizações. O estudo permitiu ainda, enfatizar uma forma de aprendizado realizada por meio de atividades vivenciais, onde o conteúdo é assimilado através da própria experiência do sujeito, mediante o convite para se perceber, tanto sob o aspecto intra-pessoal, como inter-pessoal e no contato com o todo que o cerca em seu instante vivido |