Programação orientada a comportamentos baseada no modelo de atores

DSpace Repository

A- A A+

Programação orientada a comportamentos baseada no modelo de atores

Show full item record

Title: Programação orientada a comportamentos baseada no modelo de atores
Author: Schütz, Fernando
Abstract: A programação de computadores é um dos principais desafios para iniciantes em computação que, normalmente utilizam linguagens imperativas na fase de aprendizagem, às quais inserem uma forma não-usual, do ponto de vista natural, de descrever situações. O presente trabalho vem de encontro a esta dificuldade, pois propõe uma sintaxe mais antropomórfica, baseada em comportamentos de objetos e no Modelo de Atores, elaborada a partir de análises em jogos do tipo video game, onde pode-se descrever os comportamentos dos objetos que compunham tais jogos, bem como interações entre os objetos e também as condições que regem as ações que cada ator desempenha no ambiente. O presente trabalho baseia-se na idéias evidenciadas no Modelo de Atores, utilizado em disciplinas de iniciação à programação de computadores, e faz um apanhado geral das principais linguagens de programação concorrentes baseadas no modelo de atores. Há também a utilização da programação orientada a objetos e da abordagem UML (Unified Modeling Process).
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86260
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
203223.pdf 893.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar