Abstract:
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O estudo ora apresentado teve como tema e problema de pesquisa verificar até que ponto e de que maneira as Empresas Juniores (EJ) são parceiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na contribuição para a formação profissional dos discentes. Para atingir o objetivo, foram estabelecidos como objetivos específicos: a descrição do surgimento, organização e funcionamento das EJ, destacando os aspectos significativos, a descrição dos principais resultados alcançados e as dificuldades encontradas pelas EJ e a descrição das perspectivas destas EJ num contexto nacional sob a ótica política, social e econômica. Esta pesquisa se caracteriza por um estudo empírico do tipo exploratório, explicativo, não experimental, e o delineamento utilizado foi o estudo de caso que permitiu analisar as configurações estruturais das sociedades civis denominadas Empresa Júnior. Trabalhou-se com uma amostra significativa de 87,5% do total das EJ existentes no período da coleta de dados (documental e entrevistas), não alcançando os 100% somente porque as mesmas estavam temporariamente desativadas. A amostra totalizou 07 (sete) EJ, mais a Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (FEJESC), com 42 (quarenta e dois) participantes diretamente envolvidos. Os dados primários foram coletados através de análise documental e os dados secundários por meio de entrevistas semi-estruturadas, com formulações e interrogações abertas. Estas entrevistas semi-estruturadas foram gravadas e no momento adequado foram transcritas para seguir o procedimento padrão de melhor análise. Os resultados foram analisados a partir da análise documental e análise de conteúdo para as entrevistas semi-estruturadas, onde foram categorizadas conforme procedimento para este tipo de pesquisa qualitativa. No referencial teórico procurou-se apresentar: evolução histórica da educação; as habilidades e competências para transmitir e receber conhecimento no processo de aprendizagem; o trabalho como método e fundamento pedagógico, encerrando com uma breve apresentação das relações entre universidades e empresas. No capítulo da metodologia, caracterizou-se a pesquisa em: Referências Norteadoras da Pesquisa; Delimitação do Estudo; Definição de Termos; Questões de Pesquisa; Técnicas de Coleta de Dados; Procedimentos de Coleta de Dados e Limitações da pesquisa. No capítulo quarto, analisaram-se e interpretaram-se os dados coletados da pesquisa, dividindo-os por questões de pesquisa, analisando-as separadamente. Nas conclusões, para melhor entendimento, dividiu-se em subitens assim definidos: conclusões em relação ao resultado da pesquisa; recomendações e sugestões. |