Abstract:
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Esta pesquisa está inserida num conjunto de trabalhos da área da educação que tem procurado aprofundar o debate, a pesquisa e os conhecimentos sobre a educação e cuidado das crianças de 0 a 3 anos de idade em instituições públicas. A partir de observações do trabalho de uma professora com crianças de 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses em uma creche pública municipal de Florianópolis e de análises de entrevistas realizadas com egressas do curso do Curso de Pedagogia da UFSC atuantes como professoras de crianças de 0 a 3 anos, buscamos discutir a especificidade da prática pedagógica de professoras de crianças pequenininhas. Como objetivo, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre as práticas pedagógicas dessas professoras quanto: às funções que exercem, conhecimentos necessários para o exercício da função e às condições concretas de trabalho. Neste estudo abordamos a especificidade da educação de crianças de 0 a 3 anos de idade a partir da discussão sobre a função de trabalhar de maneira indissociável a educação e o cuidado, indicando a necessidade de compreender os cuidados em seus sentidos afetivo e racional. A análise dos dados indica que ser professora de crianças pequenininhas ainda é uma atividade que vem construindo a sua especificidade, ora aproximando-se de práticas escolares, ora se aproximando de práticas espontaneístas, e ainda, em alguns momentos buscando romper com estes dois modelos e avançando em direção à construção da pedagogia da educação infantil. |