Abstract:
|
O presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir acerca dos rumos que vêm sendo tomados em relação ao trabalho com a alfabetização de crianças na sociedade tecnológica e de informação. Será discutida a importância fundamental do papel dos professores envolvidos com as turmas em fase de alfabetização, que, por meio de inovações metodológicas e com base em novas tecnologias, poderão utilizar-se de vários recursos em suas diferentes disciplinas, buscando uma prática diferenciada de trabalho, em que o alfabetizando não somente construa um conhecimento sobre a língua escrita, mas que consiga utilizá-la em sociedade, apropriando-se de práticas sociais específicas. Para tanto, percebe-se a importância da interdisciplina-ridade, envolvendo os profissionais de diferentes áreas do conhecimento, buscando-se um trabalho global dentro da alfabetização. Será apresentada uma proposta de trabalho que venha a garantir uma atuação dos educadores de forma interdisciplinar, buscando integrar as diferentes disciplinas trabalhadas na primeira série, tendo como eixo central o desenvolvimento de projetos, envolvendo o processo de alfabetização, como forma de contextualizá-lo e torná-lo significativo para a criança. |