Abstract:
|
Esse trabalho apresenta uma análise da Política Pública do Ministério da Saúde (1999) na área da prevenção das DST e da Aids e de dois materiais audiovisuais utilizados nas escolas junto a clientela adolescente. O objetivo norteador dessa tese é procurar através da análise do material acima citado tentar identificar o que está faltando para que se concretize um processo de aprendizagem significativa na área da prevenção das DST e da Aids entre a clientela adolescente e discutir como as políticas públicas de educação e saúde podem impulsionar esse processo. No decorrer da pesquisa, através de triangulação metodológica, pode-se refletir sobre os pressupostos levantados, os quais apontam as questões culturais e de gênero como temas centrais para a análise do problema e os mesmos sinalizam que para se concretizar um processo de aprendizagem significativa na área da sexualidade adolescente é necessário que as estratégias de informação atinjam a cognição e a emoção desses jovens e que as políticas públicas de educação e saúde nessa área possam centrar seu foco na educação para a vida. Nesse sentido a escola precisa ser um espaço de vivência de direitos, onde as crianças aprendam desde cedo a exercer sua cidadania. Sabe-se que esse é um processo longo, mas nesse trabalho faz-se um alerta as autoridades competentes e responsáveis pela elaboração de políticas públicas, na área da prevenção ao tema específico dessa tese, de que as políticas públicas de educação e saúde devem caminhar juntas, pois um trabalho de prevenção das DST e da Aids entre a clientela adolescente deve passar pelo estudo de estratégias educativas que instrumentalizem os jovens a gerirem autonomamente as informações que recebem e a partir delas construam seu conhecimento sobre o assunto e passem a utilizá-lo no seu dia a dia para a tomada de decisão com relação a proteção de sua saúde física e mental. |