Uma discussão sobre a natureza da ciência do ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita

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Uma discussão sobre a natureza da ciência do ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita

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Título: Uma discussão sobre a natureza da ciência do ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita
Autor: Köhnlein, Janete Francisca Klein
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 1999) propõem, entre outras coisas, que a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias desenvolva no aluno competências e habilidades que lhe permitam obter uma visão crítica sobre a natureza da ciência e do conhecimento científico. Considerando-se que esta temática quase não é abordada na disciplina de Física, em particular, devido à pouca disponibilidade de material didático e, muitas vezes, também por dificuldades epistemológicas dos próprios professores, sugere-se neste estudo uma alternativa para levar à sala de aula essa discussão, apresentando um módulo didático centrado em aspectos históricos e filosóficos da Teoria da Relatividade Restrita. São descritas, inicialmente, as principais características da corrente empirista-indutivista de ciência. Enfatiza-se em seguida que, como forma de descrever o trabalho científico, esta é uma visão considerada inadequada pela filosofia da ciência contemporânea, argumentando-se sobre as suas limitações. Mostra-se também que o método científico encontra-se, ainda, difundido em livros de Física, Química e Biologia do Ensino Médio e de Ciências do Ensino Fundamental, sendo que a concepção empirista da ciência faz parte inclusive do ideal de ciência da maioria dos professores em exercício nestas áreas, é disseminada pelos meios de comunicação e está presente nas idéias espontâneas dos estudantes do Ensino Médio. Nesta direção, visando contribuir com estratégias para levar à sala de aula reflexões baseadas na filosofia da ciência contemporânea, estruturou-se um módulo didático composto de 15 horas-aula, de acordo com os três momentos pedagógicos de Angotti e Delizoicov (1992): problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Baseada em uma abordagem histórico-filosófica da Teoria da Relatividade, esta proposta foi testada com 31 alunos de uma 4ª fase do Ensino Médio de uma escola pública do município de Xanxerê, no estado de Santa Catarina. Os resultados mostram uma grande receptividade dos alunos em relação às atividades desenvolvidas e indicam que houve mudança em certas concepções de ciência até então vigentes, o que fica evidente pelo aparecimento de uma visão mais crítica da ciência.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86083
Data: 2003


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