Abstract:
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É objetivo do presente trabalho, o estudo da influência dos valores pessoais na dinâmica administrativa escolar, na região sul de Minas Gerais. Para tal, foi desenvolvido um Inventário de Valores baseado em Tamayo (TAMAYO, 1993), onde o dirigente da unidade escolar responde à seguinte questão - que valores são importantes para mim, como princípios orientadores em minha vida, e que valores são menos importantes? Com base nos dados obtidos e tendo predominado os valores individuais - valores que servem a interesses pessoais - a autora realiza uma revisão bibliográfica, buscando que conseqüências esta predominância acarreta para o exercício da prática pedagógica institucionalizada. Considerando que os valores são orientadores vitais, como afirma Salvador (SALVADOR, 2000) e Tamayo (op. cit.), a falta de confluência entre os interesses pessoais e coletivos, apresentada pela maioria dos administradores escolares, que são agentes de mudança da prática pedagógica, influencia a organização como um todo. Avaliados os aspectos pesquisados, conclui-se que as ferramentas metodológicas e técnicas pedagógicas não são suficientes na busca da excelência da organização escolar, se desconsiderados aspectos relacionados ao autoconhecimento, à busca de coerência pessoal e pedagógica, traduzidas em valores individuais que devem se articular aos valores da organização escolar e aos da comunidade local. |