Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo verificar a participação das pessoas portadoras de deficiência visual no mercado de trabalho em Florianópolis. A pesquisa busca também analisar a situação educacional destes trabalhadores, bem como a participação e o encaminhamento do processo de qualificação de tais sujeitos. A pesquisa conta com a participação de trabalhadores associados à ACIC - Associação Catarinense para Integração do Cego - . A análise dos dados evidencia que o processo educacional vivenciado pelos pesquisados foram permeados por dificuldades no cotidiano escolar, expressas em função dos obstáculos aos recursos didáticos e também a metodologia e a forma como atuaram os professores em sua prática pedagógica. Quanto ao mercado de trabalho, observou-se nesta pesquisa que estes trabalhadores encontram-se exercendo ocupações pré-determinadas, resultante de enquadramentos e determinismos que foram se desenvolvendo por razões históricas de preconceito e discriminação. As medidas necessárias para facilitar e proporcionar o processo de inclusão educacional e profissional traduzem-se na necessidade de atualização dos docentes e acesso aos recursos pedagógicos, bem como a atualização das instituições especializadas no tocante aos cursos de qualificação profissional oferecido à esta população. Assim, há expectativas de que com melhores condições no processo ensino-aprendizagem, o sujeito com deficiência visual possa se qualificar e estar mais preparado para ser incluído no mundo do trabalho e consequentemente na sociedade. |