Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão

DSpace Repository

A- A A+

Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão

Show full item record

Title: Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão
Author: Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício
Abstract: 18 crianças com história de fracasso escolar participaram de um programa de ensino coletivo de discriminações condicionais onde os modelos eram palavras faladas e os estímulos de comparação eram palavras impressas.. Novas discriminações eram ensinadas por "exclusão": uma palavra impressa nova era apresentada como modelo. Essas palavras de ensino eram retiradas de um texto musical e cantadas no grupo experimental, para verificar se a música aceleraria o comportamento de generalização, jogos foram utilizados durante etapas do procedimento. Testes eram conduzidos para verificar se as crianças desenvolviam, sem ser diretamente ensinadas, os repertórios de: a)relacionar as palavras impressas com os desenhos correspondentes (o que indicaria a formação de classes de estímulos equivalentes, envolvendo palavras impressas, palavras ditadas e desenhos); b) ler oralmente e escrever as palavras ensinadas; c) ler oralmente e escrever novas palavras envolvendo recombinação das sílabas das palavras ensinadas (generalização de leituraOs resultados mostram que a aprendizagem de relações entre palavras ditadas e palavras impressas pode produzir a leitura com compreensão; o desenvolvimento da leitura generalizada independente da variável música (fenômeno núcleo da pesquisa-palavras retiradas de um texto musical e cantadas nos grupos experimentais) pode ser interpretado em termos da aquisição de controle por unidades textuais mínimas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
202163.pdf 1.920Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar