Abstract:
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O conhecimento tornou-se um dos principais ativos das organizações em todo o mundo, nos mais diversos segmentos do mercado. Em Instituições de Ensino Superior, empresas responsáveis pela criação e disseminação de grande parte do conhecimento, trabalhar assuntos relativos a informação e suas aplicações, possui grande relevância, devendo ser tratado de maneira estratégica e pontual. As IES, Instituições de Ensino Superior surgiram na Europa, no final do século XI. Do seu surgimento até os tempos atuais multiplicaram-se e espalharam-se por todo o mundo, chegando ao Brasil somente no início do século XX. Mesmo tendo surgido há muitos anos e trabalhando diretamente com assuntos relativos ao conhecimento, percebe-se que as IES não investiram na automação de seus processos. Com o propósito de dar um passo no caminho que leva à automação dos processos e buscar obter informações necessária para criação do conhecimento, elaborou-se um modelo de sistema que visa melhorar a qualidade do ensino com base no conhecimento obtido através das relações existentes entre os alunos, os professores e as avaliações. O modelo foi elaborado e teve suas idéias principais validadas de maneira qualitativa, junto aos coordenadores de cursos de Administração de Empresas, de cinco Instituições de Ensino Superior situadas na região da Grande Florianópolis. A validação culminou com alterações e agregações sugeridas pelos participantes da pesquisa, aperfeiçoando o modelo proposto e tornando possível concluir sobre a necessidade de um alto nível de automação, capaz de proporcionar informações necessárias à criação do conhecimento, imprescindível para a transformação e evolução das organizações. |