Abstract:
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Os projetistas de web sites são continuamente confrontados com um desafio: tornar seus web sites atraentes aos usuários e garantir que estes sejam capazes de realizar suas interações de maneira fácil, eficiente e agradável. Em muitos casos, a rentabilidade financeira das empresas que utilizam a internet como um meio de difusão, ou até mesmo de comércio, de seus produtos está fortemente dependente da qualidade das interfaces humano-computador desenvolvidas. Nesse contexto, uma técnica de avaliação da usabilidade de web sites tem um importante papel, que é o de fornecer aos avaliadores as melhores definições para que estes sejam capazes de influir no ciclo de desenvolvimento da usabilidade dos produtos avaliados. Este trabalho propõe a definição e implementação de um protótipo para um Sistema de Monitoramento (batizado por Ergo-Monitor) para a coleta de informações que possam nortear a elaboração de laudos quantitativos acerca da usabilidade de web sites (com ênfase em sistemas de comércio eletrônico). O ambiente Ergo-Monitor baseia-se na coleta de dados diretamente das interações dos usuários que se encontram armazenados nos server log files. Após essa coleta, as ferramentas do ambiente fazem o tratamento desses dados produzindo taxas e métricas de usabilidade que devem ser, na seqüência, confrontadas pelo avaliador com valores característicos de boas e más interações para web sites que estejam na mesma categoria do web site sendo avaliado. O ambiente Ergo-Monitor apóia uma interação produtiva entre laudos quantitativos e qualitativos de avaliação de usabilidade de web sites e os laudos quantitativos produzidos pelo Ergo-Monitor podem vir a confirmar diagnósticos qualitativos elaborados previamente, ou vir a suscitar novas avaliações qualitativas da usabilidade dos web sites monitorados. Acima de tudo, o Ergo-Monitor está sendo proposto como um ambiente de avaliação "invisível" aos usuários e cujos tratamentos dos dados coletados sejam feitos de forma objetiva, automática e econômica. Assim, seus resultados não são influenciados por ruídos nas observações, como a presença de avaliadores e equipamentos, os usuários não se sentem eles mesmos o foco da avaliação e os custos de uma avaliação in loco e a posteriori podem ser minimizados. |