Abstract:
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O surgimento da era do conhecimento gera mudanças na sociedade e, conseqüentemente, nas organizações. O desenvolvimento e o sucesso das organizações baseiam-se, cada vez mais, na capacidade de criar, disseminar, compartilhar e utilizar o conhecimento. Nesse contexto, a suposição de Instituições de Ensino Superior (IES) mais flexíveis, atualizadas, com maior capacidade para gerar ciência, tecnologia e melhor preparadas para acompanhar as mudanças no ambiente dos negócios exige, dessas instituições, mais ênfase no gerenciamento da informação e do conhecimento. Evidencia-se, com base nessas considerações, a importância do entendimento, por parte dos dirigentes universitários, do valor da informação para o processo decisório e da utilização de um Sistema de Gestão do Conhecimento (SGC) como uma ferramenta eficaz no apoio gerencial. A problemática desta tese está em verificar como a gestão do conhecimento em grupos de pesquisa e desenvolvimento pode reter o conhecimento de pesquisadores, criar e gerenciar a memória organizacional e efetuar o mapeamento de competências. Dessa forma, este trabalho apresenta um modelo de SGC para auxiliar a gestão do conhecimento em grupos de pesquisa e desenvolvimento, visando facilitar a criação, disseminação e compartilhamento do conhecimento, de forma a beneficiar a qualidade e a produtividade desses grupos. O desenvolvimento desse modelo passa pela compreensão de quatro elementos básicos: a compreensão do ambiente organizacional, a identificação dos processos de gestão do conhecimento, a criação e preservação da memória organizacional e a gestão por competências dos membros do grupo de pesquisa. Este trabalho apresenta também um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas que reduz a complexidade no desenvolvimento de um SGC e que capta os recursos informacionais existentes na instituição, transformando-os em conhecimento e possibilitando às IES planejar, controlar, tomar decisões e avaliar o seu desempenho como gestão. |