Abstract:
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Esta dissertação, num primeiro momento, faz uma sucinta revisão crítica, pontuando as principais análises sobre o romance único de José Maria de Toledo Malta (pseudônimo Hilário Tácito), Madame Pommery. Para o leitor, será possível mapear e percorrer quase todos aqueles que se dedicaram a não silenciar e a recepcionar o romance, em diversas épocas, a partir de sua publicação. No entanto, o objeto mais importante aqui é a personagem Mme. Pommery e de que maneira esta, ultrapassando fronteiras regionais, sendo uma pobre imigrante no início do século passado e na provinciana cidade de São Paulo, consegue ascender socialmente, por meios não convencionais. Mulher, puta e caftina, Mme. Pommery tem uma capacidade empresarial ímpar, num meio hostil e numa estrutura socialmente fechada, formada, no mínimo, por três pilares de nossa formação: o coronel, o doutor e o bacharel. Na última etapa, vinculamos a protagonista, em especial pelo pragmatismo que nela se apresenta, à corrente picaresca, procurando equivalências em sociedades e civilizações distintas, não só no tempo e espaço, mas que compõem um caráter supranacional, conscientes de que a mesma pode ser vista, em parte, como uma neopícara e, principalmente, como a primeira malandra que se faz na literatura brasileira, aquela que aprende o ABC da trapaça e, hilária e tacitamente, chega ao topo social. Esta mulher deixa de ser submissa, deixa de ser inquilina, deixa de ser prostituta e cafetina, para ser uma conspícua senhora, a entrar para o eletrizante e aristocrático clube social da época e, com certeza, para a história da literatura brasileira. |