Predição por análise estatística energética do ruído interno de um veículo automotor gerado pelo campo sonoro do compartimento do motor

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Predição por análise estatística energética do ruído interno de um veículo automotor gerado pelo campo sonoro do compartimento do motor

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Título: Predição por análise estatística energética do ruído interno de um veículo automotor gerado pelo campo sonoro do compartimento do motor
Autor: Filardi, João Batista Carvalho
Resumo: Este trabalho aborda os principais aspectos relacionados à utilização da metodologia de Análise Estatística de Energia para a predição dos níveis de ruído formados no interior de um veículo automotor considerando o motor como a única fonte geradora de ruído, transmitido através da parede frontal. É, também, avaliada a utilização de um modelo computacional contendo simplificações da geometria, porém que seja confiável para aplicação na fase inicial de desenvolvimento de um novo veículo. Inicialmente, são resumidas as principais fontes de ruído em veículos e apresentados os conceitos básicos referentes à Análise Estatística Energética. São, também, abordadas de forma crítica, as várias maneiras de determinação dos parâmetros necessários à construção do modelo computacional. Os critérios utilizados para a definição dos subsistemas são enfatizados de modo a tornar o modelo o mais realista possível, apesar das simplificações realizadas. Para a elaboração do modelo computacional foi utilizado o software comercial AutoSEA2. Em relação aos aspectos experimentais, duas abordagens são realizadas. A primeira refere-se às medições realizadas em alguns dos componentes do veículo, tais como a determinação dos fatores de amortecimento estrutural e da perda de transmissão dos tampões da parede frontal. A segunda refere-se aos procedimentos utilizados para a determinação experimental dos níveis de ruído interno do veículo, usados para a validação do modelo computacional criado. São discutidos, também, alguns aspectos relacionados ao ajuste do modelo computacional de modo a melhor adequá-lo para a representação das condições reais do veículo. Por último, avalia-se a sensibilidade do modelo, confrontando resultados das simulações e de medições de casos práticos.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85758
Data: 2003


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