Abstract:
|
Este trabalho apresenta um método que propõe identificar e avaliar o perfil estratégico de uma organização, através de uma metodologia multicritério. Esta avaliação é feita junto aos ambientes internos e externos à organização, baseada na postura da projeção estratégica futura, assim como em relação à sua concorrência. Para a operacionalização deste modelo, utiliza-se uma metodologia multicritério MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista), que tem como um dos seus pressupostos básicos a abordagem do paradigma construtivista. Um estudo de caso foi realizado, onde o método proposto foi testado na prática, cuja aplicação deu-se através do programa de planejamento estratégico de uma organização. Um modelo multicritério representou os valores dos seus Diretores Administrativo e Operacional. A avaliação da situação atual da empresa frente a seu concorrente potencial estruturou uma linguagem de debates e conhecimento, alcançando uma aprendizagem mais profunda sobre os objetivos estratégicos da empresa, tendo como meta a definição clara dos pontos fortes e fracos da organização, assim como das suas oportunidades e ameaças. A partir desta identificação, como proposta final da intervenção prática, foi recomendada a implantação das ações que visam a melhoria do desempenho estratégico da empresa, junto aos seus ambientes internos e externos. |