Abstract:
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As mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, tendo como suporte a grande evolução tecnológica nos meios de produção e principalmente nas comunicações, vem alterando profundamente o modo de vida das pessoas. A evolução tecnológica é constante, em todas as áreas da atividade humana, portanto é necessário que o profissional se atualize constantemente. A escola e toda a comunidade escolar deverá adaptar-se as mudanças que o novo milênio impõe. A presente dissertação propõe despertar o profissional de educação para o seu fazer pedagógico. E avaliar as possibilidades do uso computador na educação, através da análise de um software - Bioquímica Educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Para analisarmos o fazer pedagógico do profissional de educação (em especial, o professor) partimos de uma questão epistemológica - a concepção de conhecimento - que cada profissional tem inserida em sua prática pedagógica. Assim definimos duas categorias de professores: Professores praticante e Professores aprendentes, que trazem a concepção de que o conhecimento é um produto acabado, ou, o processo em constante auto-organização; respectivamente. A avaliação as possibilidades do uso computador na educação, em especial do software educativo, é feita através da análise do software - Bioquímica educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Fazemos a caracterização dos diversos tipos de softwares e uma discussão da aplicabilidade do software, bem como a relação dos professores com a tecnologia. |