Title:
|
Ambientes informatizados e formação continuada de professores: um estudo sobre a implementação do ProInfo e do Núcleo de Tecnologia Educacional nas escolas públicas municipais de Florianópolis |
Author:
|
Shui, Deyze Aparecida Turnes
|
Abstract:
|
Nesta dissertação analisamos o processo de formação continuada de professores para a integração das tecnologias de informação e de comunicação ao seu fazer pedagógico. O objeto da nossa análise é a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, desenvolvida pelos multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Municipal. A pesquisa abrangeu análise e reconstrução da trajetória da formação instituída por esse Núcleo, constituído a partir da implementação do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) em Santa Catarina. Os documentos oficiais, relatórios e depoimentos de professores e coordenadores participantes da formação são os dados utilizados na pesquisa. A análise desses dados aponta para a necessidade de reorganizar algumas questões estruturais dessa formação continuada, principalmente com relação ao tempo reservado para os cursos, assim como a proposta metodológica, com o intuito de garantir aos professores da rede municipal uma maior apropriação teórico-prática dos pressupostos e desdobramentos decorrentes da integração das tecnologias de informação e comunicação ao espaço escolar. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85520
|
Date:
|
2003 |