Abstract:
|
A informática é uma ciência cuja tecnologia está presente no mundo e na vida contemporânea. A odontologia não poderia prescindir desta inovação tecnológica na formação e no aprimoramento de seus professores, na participação do processo ensino -aprendizagem e na busca de novos conhecimentos. Há relatos de seu uso e de sua aplicação desde a década de 80, mas com maior ênfase aparece a partir de 1990, época em que a informática na saúde é enfatizada com suas aplicabilidades. Em consonância, tem-se a informática na educação, que junto às teorias de aprendizagem, alinham-se com a evolução das ciências cognitivas, que, por sua vez, se associam às tecnologias da informação, tendo um importante papel na educação atual, na forma de videoconferências, e-mails, processadores de texto etc, vislumbrando um vasto campo para o futuro. O computador, a Internet, o software e outras ferramentas da informática auxiliam o professor de odontologia como mecanismos facilitadores de seu trabalho de docência, clínico e até no lazer, permitindo que este se atualize constantemente e se sinta interligado no mundo em tempo recorde. A informática fez surgir uma nova carreira profissional: o dentista "informaticista", a informática dentária, possibilitando novas fronteiras para a odontologia acadêmica e clínica. Neste trabalho foi utilizada uma pesquisa de campo, aplicada a professores de três faculdades de odontologia: UFMG e PUCMINAS (Belo Horizonte) e UIT (Itaúna), na forma de questionário com perguntas que versavam desde: idade, sexo, tempo de graduação, se possuíam ou não computador, sua utilização, finalidade deste uso, se eram ou não resistentes a sua utilização, a possibilidade de o computador substituir o professor na sala de aula e de seu uso como aliado bem como proposto meios de adequação e melhorias para uma mais efetiva utilização.Os resultados evidenciaram os objetivos geral e específico da pesquisa. |