Abstract:
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A pesquisa pretende fazer algumas reflexões e apontar alternativas sobre a utilização de ambientes digitais no sentido de oferecer condições ao aprendizado colaborativo. O objeto de estudo é o Projeto Extra, Extra, realizado em escolas municipais de 5ª a 8ª série, em Curitiba, que faz uso do software Pluto para a produção de jornal eletrônico escolar. Uma questão de relevância, diz respeito ao funcionamento dos mecanismos de colaboração presentes no espaço escolar e tem-se como hipótese que a utilização de computadores e, em especial, ferramentas digitais que possibilitam a interação, como é o caso do software Pluto e a Internet, podem estimular a reconstrução da prática pedagógica, na direção de currículos escolares não-lineares. A metodologia para este estudo de caso lançou mão de vários instrumentos: de observação in loco, acompanhando a trajetória do projeto piloto durante todo seu tempo de realização; de entrevistas estruturadas feitas a alunos e professores participantes e equipe pedagógico-administrativa das escolas envolvidas; de análise aos jornais publicados na WEB. Com base nos dados obtidos os resultados mostram como ocorreu a colaboração durante a realização do projeto e apresenta parecer sobre o que foi dito e observado, procurando atrelar esta análise às bases teóricas que retratam elementos relacionados a interação, colaboração e pensamento em rede. |