Abstract:
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Este trabalho de pesquisa trata de investigar como se dá a interlocução entre as questões da realidade social e o conhecimento matemático na formação inicial de professores de dois cursos de pedagogia da cidade de Florianópolis. Inicialmente, discutimos sobre a complexidade da sociedade capitalista, sob a ótica do pensamento marxista que expõe o antagonismo entre capital x trabalho e alguns aspectos que envolvem a escola pública e as políticas neoliberais de ajuste do Estado. Apresentamos uma síntese das propostas curriculares de Santa Catarina, Florianópolis e os PCN (1ª a 4ª série) explicitando os fundamentos, os conteúdos e as articulações com a realidade social, ali presentes. Em seguida, realizamos uma análise de conteúdo dos dados coletados na pesquisa empírica. Buscamos compreender através das observações em sala e das entrevistas o que os professores e as alunas dos dois cursos de pedagogia séries iniciais pensam sobre: o conhecimento matemático, a realidade social, a realidade do aluno, a articulação entre estas questões da realidade e o conhecimento matemático, a contribuição do conhecimento matemático para a transformação ou conservação, o conteúdo e a metodologia desenvolvidos pelas disciplinas pesquisadas e a função do professor. Finalmente procuramos entender o que os sujeitos pesquisados consideraram mais importante na formação do professor de séries iniciais. |