Abstract:
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Esta tese tem o objetivo principal de gerar avanços nos estudos de educação inclusiva em situações extremas. Sendo assim, é objeto de descrição um projeto de pesquisa interdisciplinar denominado Projeto Crisálida, cuja meta é desenvolver e aplicar um modelo educacional customizado para a reabilitação prisional. O modelo educacional é denominado Modelo Educacional Crisálida, e a sua aplicação foi realizada no programa de reabilitação prisional do Presídio Feminino de Florianópolis, em Santa Catarina. O modelo proposto é organizado conforme cinco estágios seqüenciais e recorrentes, denominados de 1. Contextual, 2. Desenho Educacional, 3. Desenvolvimento, 4. Implementação e 5. Avaliação. A iniciativa educacional foi desenvolvida em ambiente informal de aprendizagem, em um laboratório digital móvel. A metodologia de pesquisa segue a metodologia da pesquisa-ação. O desenvolvimento pedagógico é inspirado na Teoria da Atividade, na perspectiva de estudo por projetos, no desenvolvimento de competências e na abordagem de Gênero. O processo de validação foi iniciado com uma análise do modelo em desenvolvimento e do uso de competências. Nesse processo, a informação obtida foi avaliada seguindo uma estratégia de avaliação de projetos sociais e numa triangulação de perspectivas de análise (equipe pedagógica, participantes e administração prisional). O modelo foi considerado aplicável e trata-se de um avanço no tema Educação nas prisões, porque permite uma associação entre as atividades de inclusão digital e a educação básica, proporcionando o desenvolvimento de competências e a preparação para o trabalho prisional. |