Abstract:
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As empresas devem ser avaliadas pela combinação de métodos objetivos e subjetivos, pois, ao serem reunidos em um único sistema de avaliação, proporcionam maior acurácia e conseqüentemente permitem tomar decisões corretas, propiciando ações próativas garantindo a sua continuidade. A identificação dos direcionadores de valor é uma premissa básica para garantir a gestão voltada para a estratégia, além de aumentar a qualidade da informação, e uma mensuração e avaliação mais acurada das empresas. Este enfoque irá permitir aos acionistas, investidores e sociedade em geral reconhecer, em função da estratégia adotada, quais os direcionadores que agregam valor e, conseqüentemente facilitará novos investimentos, processos de compra e venda mais justos, os quais se refletem diretamente na capacidade de sobrevivência das empresas. Nesse sentido, apresenta-se um modelo de matriz de direcionadores de valor para gestão do valor. O modelo proposto para este fim, obedece a duas fases divididas em 07 (sete) etapas, e foi aplicado com base nos dados de uma empresa produtora de alimentos da grande Florianópolis SC. Dentre outras não menos importantes, o modelo contribui na identificação, para gestão, dos direcionadores de valor, condição sine qua non da garantia de continuidade das organizações. |