Abstract:
|
Decorrente das constantes mudanças no ambiente competitivo, está sendo exigido das Empresas de Pequeno Porte - EPP a busca constante pelo fortalecimento de suas estruturas. A organização coletiva tornou-se um diferencial competitivo, pois além de preparar as EPP para as mudanças externas, impostas pela concorrência, permite o enquadramento destas empresas segundo as melhores práticas de gestão. O método contido neste trabalho tem como objetivo identificar oportunidades de melhoria, para aumentar a chance de sucesso das EPP ao se engajarem nas ações de estímulo à organização coletiva. Inicialmente, o método propõe a sensibilização das EPP quanto à importância e às vantagens que podem advir do trabalho desenvolvido em conjunto com outras empresas de mesmo porte. Apresenta-se a sincronia existente entre o método proposto e as principais iniciativas promovidas pelas várias agências de fomento ao desenvolvimento das EPP. Após esta fase, o método apresenta uma seqüência de procedimentos, apoiados por ferramentas específicas, para a definição de ações voltadas à priorização das oportunidades de melhoria. Com isto, o método proposto cria as condições para que as empresas envolvidas no grupo possam usufruir uma mesma base organizacional, estabelecendo as condições para o desenvolvimento de iniciativas de interesse comum. O método desenvolvido foi aplicado em um grupo de pequenas empresas de facção do setor têxtil e os resultados obtidos, como redução nos custos, aumento da eficiência produtiva, melhoria da capacidade de gestão dos empresários e criação de um ambiente colaborativo entre as EPP envolvidas demonstraram sua adequabilidade para as iniciativas de organização coletiva de Empresas de Pequeno Porte. |