Title:
|
Informática e práticas pedagógicas: como conciliar esses conceitos nas escolas |
Author:
|
Henriques, Alexandre Valente
|
Abstract:
|
Este trabalho avalia a inserção dos computadores no ambiente escolar, as modificações que eles podem causar e como pode ser o trabalho com eles. O foco do estudo são as escolas de Ensino Fundamental e Médio, que atendem a jovens que já nasceram num mundo cercado de novas tecnologias e distâncias cada vez mais reduzidas. A informática é tratada como uma ferramenta pedagógica que pode auxiliar e modificar o trabalho da escola, não apenas através da inserção de computadores e artefatos tecnológicos, mas também através de um profundo estudo nos objetivos e funções exercidas por ela na formação e preparação dos jovens para a vida. Para ilustrar este estudo foi feito um estudo da introdução e evolução da informática no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora - MG, que passou por duas diferentes etapas desse processo. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85197
|
Date:
|
2003 |